O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, discute nesta quarta (9/9) as possibilidades de um plano nacional de eletromobilidade no Connected Smart Cities.

Ele será um dos participantes do painel Promob-e/PNME do Connectec Smart Cities & Mobility (CSCM-DX-2020), série de eventos digitais sobre transporte, mobilidade elétrica e desenvolvimento urbano, iniciada nesta terça, 8/9 (programação aqui).

Adalberto Maluf: presidente da ABVE

O Promob-e é um projeto conjunto entre o Ministério da Economia e o GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), agência internacional de cooperação econômica do governo da Alemanha.

O principal projeto desenvolvido pela parceria GIZ-ME é a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME).

O objetivo final da PNME é preparar as bases de um plano nacional de eletromobilidade para o Brasil.

Participam da PNME vários ministérios do governo federal (Economia, Desenvolvimento Regional, Ciência e Tecnologia) e representantes de governos estaduais e associações empresariais, como a ABVE e Sindipeças.

A ABVE tem quatro de seus diretores como “pontos focais” da PNME – ou seja, coordenadores de grupos de trabalho.

São eles: Adalberto Maluf (presidente da ABVE) – políticas públicas para eletromobilidade; Juliano Mendes (vice-presidente de Componentes) – baterias elétricas e acumuladores de energia; Wágner Setti (diretor de Componentes) – power train; e Ricardo Guggisberg (ex-presidente da ABVE, atual diretor) – infraestrutura de recarga elétrica.

O Connectec Smart Cities & Mobility Digital Xperience está em sua sexta edição e, pela primeira, em formato totalmente digital, por causa da Covid-19.

É um dos mais importantes eventos do Brasil sobre transportes, mobilidade elétrica e desenvolvimento urbano.