Uma assembleia geral da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) confirmou nesta quinta (15/4), por unanimidade, a diretoria eleita provisoriamente em abril de 2020.

O Conselho Diretor terá mandato até abril de 2022. É formado por:

  • Adalberto Maluf, presidente do Conselho Diretor (BYD);
  • José Antônio do Nascimento, vice-presidente de Veículos Pesados (Eletra);
  • Juliano Mendes, vice-presidente de Componentes (Moura):
  • Paulo Maisonnave, vice-presidente de Infraestrutura (Enel X);
  • Pedro Bentancourt, vice-presidente de Leves (Nissan);
  • Thiago Sugahara, vice-presidentes de Veículos Leves (Toyota);
  • Rui Almeida, vice-presidente de Veículos Levíssimos).

A assembleia, realizada por videoconferência, votou também as contas da entidade no período abril de 2020/abril de 2021 e aprovou uma reforma do Estatuto.

Aprovou também a criação do Grupo de Mobilidade Urbana.

Todas as votações foram por unanimidade dos participantes da videoconferência (plataforma Teams), que representaram a grande maioria dos 60 associados em condições de voto.

Esses mesmos diretores tinham sido empossados provisoriamente no dia 7 de abril de 2020, por decisão do Conselho Diretor então em exercício.

A Assembleia-Geral Ordinária presencial, que tinha sido convocada regularmente e estava prevista para o dia 2 daquele mês, teve de ser cancelada por causa da pandemia de Covid-19.

Assim, no dia 7 de abril do ano passado, em reunião extraordinária por videoconferência, o Conselho votou e deu posse a uma nova diretoria, com o compromisso de convocar uma nova AGO assim que possível.

A decisão foi amparada por um parecer da assessoria jurídica, com base nos artigos 28-G e 31 do Estatuto, que dão poderes ao Conselho para adotar as medidas necessárias ao bom andamento da associação em casos excepcionais.

A ABVE é uma associação representativa de toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil, com 60 associados, entre indústrias automobilísticas e de equipamentos e empresas de compartilhamento de veículos levíssimos e geração/distribuição de energia.

Segundo o presidente da ABVE, a meta da atual gestão é influir nas políticas públicas em todos os níveis de governo para ampliar o espaço do transporte limpo e sustentável no Brasil.