O lançamento mundial do caminhão elétrico e-Delivery, da Volkswagen-MAN, em outubro de 2017, foi uma vitória da tecnologia da Eletra e WEG, duas empresas 100% nacionais.

O e-Delivery foi apresentado no dia 11 de outubro em Hamburgo pela Volkswagen Truck And Bus, durante o Innovation Day, evento de tecnologia de transportes promovido pela empresa.

“O e-Delivery representa um marco na história da Volkswagem Caminhões e Ônibus” – disse Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America, divisão latino-americana da Volks para veículos pesados.

E-Delivery, o caminhão elétrico mundial da Volks-MAN, totalmente produzido no Brasil

“É uma plataforma totalmente nova, desenvolvida no Brasil, na busca de alternativas de mobilidade nas cidades. O e-Delivery insere definitivamente a engenharia brasileira na rota global de tecnologia”.

ORGULHO

Iêda de Oliveira, vice-presidente da ABVE e executiva da Eletra, afirmou que o lançamento marca um momento de afirmação e maturidade da tecnologia concebida no Brasil.

“Desenvolver, em tempo recorde, o power train de tração elétrica para o novo modelo da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi um desafio e uma grande satisfação”.

“Além do excelente resultado, houve total sintonia entre as engenharias, deixando as equipes envolvidas orgulhosas e empolgadas para novos desafios” – acrescentou Iêda.

A Eletra é uma empresa de São Bernardo do Campo especializada em ônibus elétricos puros, híbridos e trólebus.

O e-Delivery foi produzido com o novo motor elétrico AL 160, da WEG, empresa brasileira que é referência mundial na fabricação de propulsores elétricos.

A opção pela tecnologia brasileira deveu-se à decisão da Volks Truck And Bus de desenvolver um produto compatível com as condições operacionais dos mercados emergentes.

O novo caminhão foi concebido como um veículo leve de carga (VUC), para uso nas grandes cidades, com autonomia de 200 km e duas opções de capacidade (nove e 11 toneladas).

O trem de força (power train) desenvolvido pela Eletra, com transmissão Allison, permite ao motor WEG AL 160 gerar até 109 cv de potência (80 kW).

O conjunto foi desenvolvido para possibilitar o trânsito do veículo em diferentes condições.

O e-Delivery pode, por exemplo, dar partidas em rampas com inclinação de até 25º e subir em ruas de até 30º.

O veículo foi produzido na fábrica da MAN Latin America em Resende, no Rio de Janeiro, e enviado já pronto para Hamburgo.

FREIO REGENERATIVO

As baterias são de íon-lítio LiFePO4, que possibilitam recargas rápidas de até 30% da capacidade em 15 minutos, ao longo da rota do veículo, ou recargas longas de 100%, em três horas, com carregadores modelo CCS.

O e-Delivery incorpora também algumas das virtudes do sistema de tração Eletra já consagradas em seus modelos de ônibus elétricos.

Uma delas é o freio regenerativo, que possibilita uma recuperação de até 30% da energia da bateria, antes mesmo do acionamento do freio mecânico.

Ao mesmo tempo, o sistema Eco Drive Mode permite economizar energia por meio da modulação do consumo das baterias de acordo com o peso e as condições da carga.

Os sistema de ar condicionado e as bombas de água e direção também funcionam com motores elétricos, porém independentes do sistema de tração.

O resultado, segundo a Volks, é um veículo leve, versátil, silencioso e com emissão zero de gases do efeito estufa.