Lilium Eagle: decola como um helicóptero e voa como a nave de Obi Wan Kenobi e Lucky Skywalker

Uma empresa alemã com sede em Munique conseguiu um grande avanço no sonho futurista – cada vez mais próximo – do carro voador.

A Lilium Jet anunciou no final de abril deste ano a conclusão de uma primeira fase de testes do seu modelo Eagle.

É um aparelho que decola e pousa verticalmente, como um helicóptero, e voa como uma nave de “Guerra nas Estrelas”.

No vídeo divulgado pela empresa, o protótipo de dois lugares levanta voo suavemente numa pequena estrada na região da Baviera e executa várias manobras complexas no ar. Em seguida, pousa sem dificuldade.

O Eagle pode ter autonomia de 300 km e voar a até 300 km/hora, segundo o fabricante.

Outra característica destacada pelos engenheiros é a facilidade com que o aparelho decola e pousa em pouco espaço, sem necessidade de pista exclusiva.

DESIGN

O sucesso do Eagle deve-se ao design inovador de suas pequenas turbinas elétricas, montadas numa carenagem de fibra de carbono.

O aparelho tem dois conjuntos de 12 turbinas na parte da frente (seis de cada lado) e mais dois conjuntos de 24 turbinas nas asas traseiras (12 de cada lado).

Esses conjuntos podem ser acionados sincronizadamente nos eixos vertical (para pouso e decolagem) e horizontal (para alcançar a velocidade de cruzeiro), possibilitando manobras estáveis e suaves.

A Lilium é uma start-up formada por uma equipe de 40 jovens engenheiros, designers e técnicos de vários países, sob a liderança dos fundadores Daniel Wiegand (CEO) e Matthias Meiner (chefe das operações de voo).

O objetivo inicial é oferecer um serviço semelhante ao dos táxis convencionais, com custos equivalentes.

Outra aplicação é um modelo de negócio à base de compartilhamento (car sharing) para empresas de transporte de passageiros.

A Lilium prepara-se também para produzir um protótipo de cinco lugares.

MAIS DESAFIOS

O sucesso do teste de campo, porém, não esgota os desafios da empresa. Começará agora uma difícil etapa de licenças regulatórias e autorizações.

A Lilium tenta convencer as autoridades aeronáuticas a adotar para o Eagle regras de “trânsito” semelhantes às que valem para os automóveis comuns.

Veja o video do fabricante: