www.ABVE.org.br
Español   English
Busca

EV-2010-VÉ - Conference and Trade Show, Vancouver, BC Canadá 13 a 16 de setembro de 2010
IEEE ITSC 2010 - Intelligent Transportation Systems Conference, Ilha da Madeira, Portugal, de 19 a 22 de setembro de 2010
Workshop Baterias para VEs, Campinas, 29 de setembro de 2010
5º Workshop Internacional sobre hidrogênio e Células a Combustível - WICaC 2010 - Outubro de 2010
25° Simpósio e Exposição de veículos elétricos a bateria, híbridos e células a combustível, Shenzhen, China, de 5 a 9 de novembro de 2010
Veículos elétricos
Incentivos
Quero comprar
Quero alugar
Quem fabrica?
Assistência Técnica
Componentes
Empilhadeiras/paleteiras
Meu veículo elétrico
Faça seu VE
Perguntas Frequentes
APVE
Associação Portuguesa do Veículo Elétrico
Notícia
Ônibus de célula a combustível será testado no Rio de Janeiro em 2008
Resultado de concurso definiu programação visual do novo veículo
18/12/07 - Antonio Nunes Jr

A COPPE e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgaram nesta terça-feira o design do ônibus de célula a combustível abastecido a hidrogênio em desenvolvimento no Rio de Janeiro, com o apoio da FINEP, Petrobras e diversos outros parceiros.

Vencedoras Concurso Programação Visual Ônibus a Hidrogênio
Para criação da programação visual do ônibus a hidrogênio foi lançado um concurso junto aos estudantes da EBA/UFRJ. De 19 inscrições, foram selecionados 10 trabalhos e, dentre estes, escolhida a proposta das alunas Aline de Oliveira Lima, Carolina Robertson Prego Cadaval e Dandara Macedo Costa Dantas.

O ônibus terá 12m de comprimento, capacidade para 80 passageiros, piso baixo, estrutura de 2 pisos, ar condicionado, célula a combustível, baterías de íon de lítio e 4 cilindros para armazenamento de hidrogênio a 350 bar (capacidade total para 30 kg de H2). A autonomia prevista é de 300 km, acima da média de 240 km/dia de ônibus urbano no Rio de Janeiro).

Segundo o Prof. Paulo Emílio Valadão Miranda, coordenador do projeto na COPPE/UFRJ, o projeto do ônibus elétrico de célula a combustível alimentado a hidrogênio com predominância de baterias foi iniciado em 2004 e teve que passar por ajustes no modelo de parcerias para adequações às regras para financiamento da FINEP. A COPPE teve que assumir atribuições não previstas inicialmente, com envolvimento de vários outros Programas da entidade, e novos parceiros foram agregados, como a BUSSCAR, WEG, SCI, Guardian, FAPERJ, Manvel e LABH2 Inovação. "Todos os subsistemas de engenharia do veículo já estão projetados, os componentes comprados e a montagem está em andamento", acrescentou o Professor Paulo Emílio. A expectativa é que o veículo esteja em testes no Rio de Janeiro, RJ, no final do 1° semestre de 2008. Ele será abastecido em uma estação de hidrogênio que será construída pela Petrobras na Ilha do Fundão.

Ônibus Elétrico Híbrido de Célula a Combustível

"As mudanças tecnológicas vem acontecendo de modo muito mais rápido que se imagina", disse Paulo Isabel dos Reis, coordenador do projeto na Petrobras. "A Petrobras tem investido muito em tecnologias mais limpas. São várias rotas [para o combustível do futuro], é difícil prever o que será mais usado [no longo prazo] e a Petrobras procura alavancar esse tipo de tecnologia [célula a combustível a hidrogênio] no país.", acrescentou. A Petrobras está também envolvida com outro projeto de ônibus a hidrogênio em São Paulo (Leia Ônibus elétricos de células a combustível circularão em São Paulo em 2008).

"Que venha esse ônibus! ... com o envelopamento dos alunos", Prof. Isis Braga, EBA/UFRJ.
Para Ângela A. da Luz, Diretora da EBA, o concurso viabilizou a conjugação de ciência e arte, como "previsto" no decreto de criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios assinado por D. João VI em 12 de agosto de 1816 (Veja). Esta opinião compartilhada é por Roberto O. Neves, da FINEP/MCT, que apoia este desenvolvimento tecnológico. Segundo Segen Estefen, Diretor de Tecnologia e Inovação da COPPE/UFRJ, a realização do concurso "mostrou a possibilidade de [ampliar] a multidisciplinaridade na UFRJ".

Quero converter um veículo convencional em elétrico
Publicações recentes
Receba a Newsletter em seu email
- Projeto dispensa bicicleta elétrica de registro e licenciamento
- Carro elétrico brasileiro terá IPI reduzido
- A diferença: bateria descarregada
- Revista Electric & Hybrid
- Emissões de veículos elétricos híbridos avaliadas em São Paulo
- Guia de incentivos para veículos elétricos em alguns países
- Carro Elétrico: mais do que um meio de transporte
- "Gasolina e tomada": o carro elétrico está perto
- Carros elétricos poderão usar biocombustíveis no Brasil
- Projeto Bike Tour Elétrica
- Pesquisa de opinião nos EUA revela resultados positivos sobre VEs
- A experiência de outros países quanto aos incentivos para carros elétricos e híbridos
- Carro elétrico no Brasil: mito ou realidade?
- Sistema de Transporte Eletrificado, baseado em veículos tipo Trólebus que dispensam a rede aérea
- Reunião das Principais Associações Mundiais do Veículo Elétrico no Challenge Bibendum 2010
- ABVE no Challenge Bibendum
- Realidade operacional dos ônibus híbridos em São Paulo
- Falha nos Transportes Elétricos
- VE2010 ao vivo pela Internet
- Veículos elétricos no Challenge Bibendum
- Veículos elétricos e etanol
- Carro elétrico será discutido no XXII Fórum Nacional
Mais lidos no site da ABVE

© 2006 - 2009 ABVE. Todos os direitos reservados.