www.ABVE.org.br
Español   English
Busca



Veículos elétricos
Incentivos
Quero comprar
Quero alugar
Quem fabrica?
Assistência Técnica
Componentes
Empilhadeiras/paleteiras
Meu veículo elétrico
Faça seu VE
Perguntas Frequentes

Próximos Eventos

APVE
Associação Portuguesa do Veículo Elétrico

Notícia
Governo Paulista completará a eletrificação no Corredor ABD
O uso do trólebus contribui com a redução em 100% das emissões de gás carbônico e redução da poluição sonora
08/03/09 - Antonio Ferro

Considerado uma referencia nacional e internacional no transporte urbano de passageiros, o Corredor Metropolitano ABD, que liga a zona sul da capital paulista (no bairro de Jabaquara) até o outro extremo da cidade, no bairro de São Mateus na zona leste, passando por três municípios da grande São Paulo – Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, terá complementado seu sistema de eletrificação que permitirá a operação da tecnologia dos trólebus em seus 11 km de extensão (dos 33 totais) que não possuíam a infra-estrutura necessária. O trecho citado liga o terminal do Jabaquara ao de Piraporinha, na cidade de Diadema.

Trólebus Corredor ABD
A EMTU – Empresa Metropolitana de Transporte Urbano – gerenciadora do corredor, informa que a empresa ou o consórcio vencedor da licitação pública executará as obras civis, montagens e serviços necessários para a instalação das redes elétricas de contato e de alimentação e estações retificadoras completas, testadas e em condições de receber os veículos trólebus para operação comercial. O custo estimado para a obra é de R$ 19,4 milhões e a execução deverá ter o prazo de 10 meses, a ser iniciada no primeiro semestre deste ano.
Trólebus Metra
O Corredor Metropolitano ABD é operado pela empresa Metra desde 1997. São 230 ônibus distribuídos em 13 linhas que atendem, em média, 5 milhões de passageiros por mês. Dessa frota, 78 veículos são trólebus modernos com dispositivos para a acessibilidade: 21 são de piso baixo, 46 Padron e 10 articulados. No futuro, o Corredor ABD, mais uma vez, incentivará o uso de uma das tecnologias mais limpas para o transporte público.

O corredor foi projetado e construído na década de 80, sendo equipado com terminais e estações de parada dotados com visual moderno e arrojado e ainda na operação da bilhetagem eletrônica e de trólebus de ultima geração. Segundo a EMTU, os benefícios do uso do trólebus no transporte público são diversos, a contar pela contribuição ao meio ambiente com a redução em 100% das emissões de gás carbônico e da poluição sonora, além de propiciar mais conforto aos usuários com veículos mais modernos. O corredor também é conhecido por testar outras tecnologias alternativas em tração, como o sistema híbrido, o ônibus a etanol e dentro de mais algum tempo, a operação com o primeiro ônibus a hidrogênio do Brasil.

Fonte: Revista Autobus.

Leia também Revista Híbrida n° 0, páginas 11 a 16, e O Ecoônibus.

Quero comprar um veículo elétrico
Publicações recentes
Receba a Newsletter em seu email
- O Carro Elétrico: Vantagens e Equívocos
- Agradecimento
- Interrupção Temporária das Atividades da ABVE
- Salão de Detroit decreta nova ordem mundial
- Paris lança sistema de aluguel de carros elétricos
- Projeto de Lei 2092/11: Veículos elétricos e suas peças poderão ter benefícios tributários
- Veículos Elétricos: estimativas de difusão de sua utilização
- Portugal e o veículo elétrico: menos impostos
- ESSS promove palestra sobre simulação computacional no Rio de Janeiro
- Projeto de lei prevê isenção de IPI para veículos elétricos e híbridos
- Fabricantes fazem acordo para padronizar recarga rápida de veículos elétricos
- Incentivos governamentais para veículos elétricos
- Engenheiro do INT aponta propulsão elétrica como alternativa ao diesel em BRT Transcarioca
- Seminário Baterias e Células a Combustível
- VoltXpedition Energias Renováveis
- Como o aumento do IPI impacta nos veículos elétricos?
Mais lidos no site da ABVE

© 2006 - 2011 ABVE. Todos os direitos reservados.