www.ABVE.org.br
Español   English
Busca



Veículos elétricos
Incentivos
Quero comprar
Quero alugar
Quem fabrica?
Assistência Técnica
Componentes
Empilhadeiras/paleteiras
Meu veículo elétrico
Faça seu VE
Perguntas Frequentes

Próximos Eventos

APVE
Associação Portuguesa do Veículo Elétrico

Notícia
Transição para a emissão zero
Mercedes Benz apresenta ao mercado europeu o seu mais novo ônibus hibrido baseado na plataforma urbana Citaro
20/04/09 - Antonio Ferro

O transporte urbano europeu ganha mais uma opção em tração alternativa para ônibus. É o novo Citaro G BlueTec híbrido desenvolvido pela Mercedes Benz, considerado uma real transição entre os modelos equipados com motores de combustão interna e os ecologicamente corretos veículos com emissão totalmente zerada através dos trólebus ou da tecnologia das células a combustível.

Do ponto de vista econômico e ecológico, o novo modelo representa uma solução rápida que se ajusta aos anseios do conceito global que procura por novas tendências quando o tema é o baixo impacto ambiental causado por um modal de transporte. Recentemente, a montadora alemã expôs o seu novo articulado híbrido a mais de 250 clientes, de 15 paises, trazendo uma novidade – a instalação de 4 motores elétricos nas rodas, desenvolvendo 320 kW de potência. Seu sistema híbrido de série utiliza apenas o motor elétrico na tração do veículo, acarretando significativa redução dos índices de emissões poluentes.

Citaro G BlueTec híbrido
De acordo com Richard Averbeck, Vice-Presidente de Produtos da EvoBus, o novo ônibus incorpora a tecnologia BlueTec, que já provou sua eficácia em mais de 200.000 caminhões e outros 15.000 ônibus da marca. BlueTec é o nome que a Mercedes Benz dá ao sistema SCR (redução catalítica seletiva, em português), que utiliza a solução de uréia AdBlue com potencial para reduzir consideravelmente a emissão de óxido de nitrogênio, além de materiais particulados.

“Mais de 70% de nossos motores BlueTec já atendem a norma Euro 5. Com o uso dessa tecnologia, permite-se uma economia entre 2% e 5% no consumo de diesel em comparação aos blocos Euro 3. Isso representa algo em torno de 700 milhões de litros diesel economizados e outras 2 milhões de toneladas de CO2 que não são expelidas na atmosfera”, revelou Averbeck. Os testes operacionais com o novo Citaro articulado foram realizados em diversas condições de clima, inclusive com êxito em regiões próximas ao círculo polar ártico.
Citaro G BlueTec híbrido
Com o sistema híbrido de série da Mercedes Benz a redução do consumo de combustível está na ordem de 20% a 30%, dependendo da operação. Outro detalhe é o uso de um motor de combustão interna menor, que alimenta, em regime de rotação constante, o gerador elétrico. “Estamos utilizando um bloco mais compacto, de 4,8 litros, ao invés de um motor com 12 litros, o que permitiu uma redução de 550 quilos no peso do veículo”, disse o executivo da Mercedes Benz. O Citaro ainda conta com uma bateria de lítio (tempo de vida em torno de 6 anos), capaz de gerar uma potência de 180 kW, pesando menos que 350 quilos. Suas principais vantagens são: maior capacidade de armazenamento de energia, rápida resposta ao fornecimento e menor peso em relação a um banco de baterias comuns necessárias para um veículo desse tipo.

De acordo com informações da montadora, durante a próxima década, o mercado de baterias de lítio deve ser em torno de 10 bilhões de Euros. Somente na Alemanha, até 2020, um milhão de automóveis elétricos estarão em uso comercial. Para Averbeck, os benefícios ambientais por conta da tecnologia híbrida são de grande valor para que se possa ter o apoio dos governos locais no intuito de produzir mais e mais veículos com baixo ou nenhum impacto negativo ao ambiente urbano. O Citaro ainda recupera a energia de frenagem que seria dissipada em calor, através de um processo regenerativo, abastecendo a sua bateria de lítio.
Primeiro híbrido
Há 40 anos a Mercedes Benz iniciou suas pesquisas com um veículo híbrido. Exatamente o modelo O302, equipado com cinco baterias (91 kW) e um motor diesel de 3,8 litros e 65 HP, foi o precursor. Com o tempo, a experiência deu provas que o ônibus híbrido significa uma excelente opção, em termos de custos operacionais e de aquisição bem abaixo das tecnologias totalmente limpas, como as células a combustível*, num curto caminho para a produção em escala. Mas é somente no continente europeu que a marca prevê sua larga utilização (demanda anual de veículos). Roterdan, na Holanda, receberá suas primeiras duas unidades do Citaro BlueTec híbrido no final deste ano. Nos Estados Unidos, a Mercedes detém a marca produtora de ônibus urbano Orion, onde já produziu mais de 1.700 unidades híbridas e com previsão para a fabricação de outras 1.100. Ainda não há uma expectativa se o veículo ou a tecnologia híbrida aporte em terras brasileiras tão cedo.

* A Mercedes Benz mantém na Europa e na Ásia o seu programa de ônibus urbano dotado desse sistema e no meio deste ano deve apresentar uma reformulação em seu veículo.

Quero converter um veículo convencional em elétrico
Publicações recentes
Receba a Newsletter em seu email
- O Carro Elétrico: Vantagens e Equívocos
- Agradecimento
- Interrupção Temporária das Atividades da ABVE
- Salão de Detroit decreta nova ordem mundial
- Paris lança sistema de aluguel de carros elétricos
- Projeto de Lei 2092/11: Veículos elétricos e suas peças poderão ter benefícios tributários
- Veículos Elétricos: estimativas de difusão de sua utilização
- Portugal e o veículo elétrico: menos impostos
- ESSS promove palestra sobre simulação computacional no Rio de Janeiro
- Projeto de lei prevê isenção de IPI para veículos elétricos e híbridos
- Fabricantes fazem acordo para padronizar recarga rápida de veículos elétricos
- Incentivos governamentais para veículos elétricos
- Engenheiro do INT aponta propulsão elétrica como alternativa ao diesel em BRT Transcarioca
- Seminário Baterias e Células a Combustível
- VoltXpedition Energias Renováveis
- Como o aumento do IPI impacta nos veículos elétricos?
Mais lidos no site da ABVE

© 2006 - 2011 ABVE. Todos os direitos reservados.