<% Dim RdNbr Dim Max Max = 41 Randomize if Rnd = 1 then ImgNbr = 0 else RdNbr = Int (Max*Rnd+1) end if if RdNbr < 10 then ImgNbr = "0" & RdNbr else ImgNbr = RdNbr end if %>
www.ABVE.org.br
Español   English
Busca

IEEE VPPC 2010, Lille, França, 1 a 3 de setembro
EV-2010-VÉ - Conference and Trade Show, Vancouver, BC Canadá 13 a 16 de setembro de 2010
IEEE ITSC 2010 - Intelligent Transportation Systems Conference, Ilha da Madeira, Portugal, de 19 a 22 de setembro de 2010
Workshop Baterias para VEs, Campinas, 29 de setembro de 2010
5º Workshop Internacional sobre hidrogênio e Células a Combustível - WICaC 2010 - Outubro de 2010
25° Simpósio e Exposição de veículos elétricos a bateria, híbridos e células a combustível, Shenzhen, China, de 5 a 9 de novembro de 2010
Veículos elétricos
Incentivos
Quero comprar
Quero alugar
Quem fabrica?
Assistência Técnica
Componentes
Empilhadeiras/paleteiras
Meu veículo elétrico
Faça seu VE
Perguntas Frequentes
APVE
Associação Portuguesa do Veículo Elétrico
Notícia
Rio de Janeiro vai sediar próxima edição do Michelin Challenge Bibendum
Rally acontecerá entre dias 26 e 29 de abril de 2009
16/04/08 - Bruna Dias

A 10ª edição do Michelin Challenge Bibendum, rally produzido pela fabricante de pneus francesa que reúne veículos equipados com as mais recentes tecnologias ambientais e de segurança, será realizado pela primeira vez na América do Sul. Entre os dias 26 e 29 de abril de 2009, o Rio de Janeiro receberá os sucessos e desafios da mobilidade sustentável do século 21 e discutirá as particularidades sul-americanas no contexto do transporte mundial.

Challenge Bibendum - Rio de Janeiro - 26 a 29 de abril de 2009

Segundo o Grupo Michelin, apesar de o Brasil ser auto-suficiente em petróleo desde 2006, ele é um dos 10 países mais consumidores do mundo e com o seu desenvolvimento econômico é esperado que até 2030 o uso da energia e as emissões de gases estufa dobrem. Outro motivo pela escolha do Brasil como sede do evento são dados do Banco Mundial que informam que o setor de transporte é a principal causa para a poluição do ar na América Latina e mais especificamente no Brasil, mais de 80% da população vive em cidades que cresceram desordenadamente - como o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre - onde estes temas são de grande preocupação.

O Challenge Bibendum terá a participação de representantes da classe política, executivos da iniciativa privada, pesquisadores e jornalistas brasileiros e estrangeiros, e será a oportunidade propícia para apresentar as novidades em veículos e tecnologias de combustível (diesel limpo, sistemas flex, motores híbridos, veículos elétricos, combustíveis alternativos), os sistemas de gerência de tráfego eficientes e além de outros mecanismos de transporte.

Ainda não foi divulgado o percurso e as atividades que serão realizadas na versão brasileira do rally internacional, mas em outras edições do evento foram combinados testes e avaliações técnicas dos automóveis, demonstrações e test-drives para calcular o progresso em uma longa extensão de área aliados às avaliações de consumo de combustível, emissão de poluentes, aceleração, frenagem, dirigiblidade, segurança e design. Na programação também estavam incluídos debates e conferências sobre mobilidade sustentável e segurança viária. Confira aqui a programação do último Challenge Bibendum, realizado em 2007 em Shangai, na China, e abaixo a lista dos automóveis vencedores.

Challenge Bibendum - Shangai 2007
Modelos
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar
Protótipo Urbano
Audi A5 3.0 TDI
Logan "Renault eco²"
VW Jetta Clean TDI
Urbanos para passageiro
Mercedes E300 BlueTecI
VW Passat BlueMotion BMW Hidrogen 7I
Duas Rodas
Forever TR2004P
Converted Peugeot Scooter Hydrofight
WanXiang E-motor cycle
Ônibus
SunWin SW6115
ANKAI Lino 285
Guangzhou bus KAMHEV1
Van
WanXiang C3
 
 
Caminhonete
UPS Truck Delivery
 
 

Primórdios do rally: 1ª Edição em Clermont-Ferrand, na França, em 1998

Em outubro de 1998, o Grupo Michelin organizou uma celebração de aniversário para comemorar o centenário do Homem Michelin. A celebração tomou forma de um rally para veículos de tecnologia avançada que fez o trajeto de Clermont-Ferrand até Paris e mostrou que desde aquela data a indústria automotiva já estava trabalhando com mobilidade sustentável.

Esta foi a primeira edição do evento, que depois de uma década de sucesso alcançou um grande reconhecimento como o primeiro evento do mundo a apoiar a mobilidade viária sustentável, onde podem participantes e interessados na indústria automotiva podem conferir as novas tecnologias de veículos, debater políticas e compartilhar visões.

EDIÇÕES DO MICHELIN CHALLENGE BIBENDUM

2009 - RIO DE JANEIRO, BRASIL
2007 - SHANGAI, CHINA
2006 - PARIS, FRANÇA
2005 - KYOTO, JAPÃO
2004 - SHANGAI, CHINA
2003 - SONOMA, CALIFÓRNIA
2002 - HEIDELBERG, ALEMANHA
2001 - FONTONA, CALIFÓRNIA
2000 - CLERMONT-FERRAND, FRANÇA
1998 - CLERMONT-FERRAND, FRANÇA

Challenge Bibendum - California - 2003


Publicações recentes
Receba a Newsletter em seu email
- Projeto dispensa bicicleta elétrica de registro e licenciamento
- Carro elétrico brasileiro terá IPI reduzido
- A diferença: bateria descarregada
- Revista Electric & Hybrid
- Emissões de veículos elétricos híbridos avaliadas em São Paulo
- Guia de incentivos para veículos elétricos em alguns países
- Carro Elétrico: mais do que um meio de transporte
- "Gasolina e tomada": o carro elétrico está perto
- Carros elétricos poderão usar biocombustíveis no Brasil
- Projeto Bike Tour Elétrica
- Pesquisa de opinião nos EUA revela resultados positivos sobre VEs
- A experiência de outros países quanto aos incentivos para carros elétricos e híbridos
- Carro elétrico no Brasil: mito ou realidade?
- Sistema de Transporte Eletrificado, baseado em veículos tipo Trólebus que dispensam a rede aérea
- Reunião das Principais Associações Mundiais do Veículo Elétrico no Challenge Bibendum 2010
- ABVE no Challenge Bibendum
- Realidade operacional dos ônibus híbridos em São Paulo
- Falha nos Transportes Elétricos
- VE2010 ao vivo pela Internet
- Veículos elétricos no Challenge Bibendum
- Veículos elétricos e etanol
- Carro elétrico será discutido no XXII Fórum Nacional
Mais lidos no site da ABVE

© 2006 - 2009 ABVE. Todos os direitos reservados.