<% Dim RdNbr Dim Max Max = 41 Randomize if Rnd = 1 then ImgNbr = 0 else RdNbr = Int (Max*Rnd+1) end if if RdNbr < 10 then ImgNbr = "0" & RdNbr else ImgNbr = RdNbr end if %>
www.ABVE.org.br
Español   English
Busca



Veículos elétricos
Incentivos
Quero comprar
Quero alugar
Quem fabrica?
Assistência Técnica
Componentes
Empilhadeiras/paleteiras
Meu veículo elétrico
Faça seu VE
Perguntas Frequentes

Próximos Eventos

APVE
Associação Portuguesa do Veículo Elétrico

Artigo
Veículos elétricos de duas rodas no mercado brasileiro: benefícios e riscos
A cidade de São Paulo, onde já circulam quase 1.000.000 de motocicletas com motor a explosão, é um exemplo típico de região onde pode vir a ocorrer a adesão significativa de público consumidor
15/11/07 - J. A. Siqueira Dias e outros*

A utilização de veículos elétricos (VEs) de duas rodas apresenta um enorme potencial de crescimento em países emergentes devido ao perfil sócio-econômico da população nestes países, às características de tráfego nas grandes metrópoles e aos requisitos cada vez mais exigentes em relação à emissão de poluentes.

A cidade de São Paulo, onde já circulam quase 1.000.000 de motocicletas com motor a explosão, é um exemplo típico de região onde pode vir a ocorrer a adesão significativa de público consumidor a estes veículos elétricos. Entretanto, a migração de parcela mínima de consumidores que utilizam a motocicleta com motor a explosão para as motocicletas elétricas pode causar problemas sérios no fornecimento de energia elétrica, principalmente nos horizontes de curto e médio prazo. Para evitar um descrédito popular quanto a este tipo de veículo elétrico, é necessário criar um controle sobre o número de veículos que poderão ser licenciados ou promover um grande investimento na rede de distribuição de energia elétrica, como mostramos neste trabalho.

Para ler a íntegra do trabalho aprovado para o VE 2007 - 5° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, clique aqui (230K.pdf).

*Autores: J. A. Siqueira Dias, E. C. Ferreira, P. C. Dias - Dept. de Eletrônica e Microeletrônica, DEMIC/FEEC/UNICAMP
L. J. Hernandes Jr., E. R. Francisco, V. Oliveira, Fulvio Andrade - AES-Eletropaulo S/A

Leia também Motos à combustão poluem mais que automóveis, mas ainda assim mercado para moto elétrica é muito restrito.

Publicações recentes
Receba a Newsletter em seu email
- O Carro Elétrico: Vantagens e Equívocos
- Agradecimento
- Interrupção Temporária das Atividades da ABVE
- Salão de Detroit decreta nova ordem mundial
- Paris lança sistema de aluguel de carros elétricos
- Projeto de Lei 2092/11: Veículos elétricos e suas peças poderão ter benefícios tributários
- Veículos Elétricos: estimativas de difusão de sua utilização
- Portugal e o veículo elétrico: menos impostos
- ESSS promove palestra sobre simulação computacional no Rio de Janeiro
- Projeto de lei prevê isenção de IPI para veículos elétricos e híbridos
- Fabricantes fazem acordo para padronizar recarga rápida de veículos elétricos
- Incentivos governamentais para veículos elétricos
- Engenheiro do INT aponta propulsão elétrica como alternativa ao diesel em BRT Transcarioca
- Seminário Baterias e Células a Combustível
- VoltXpedition Energias Renováveis
- Como o aumento do IPI impacta nos veículos elétricos?
Mais lidos no site da ABVE

© 2006 - 2011 ABVE. Todos os direitos reservados.