O ano de 2022 fechou com números muito representativos para o segmento de veículos leves eletrificados no Brasil: 49.245 unidades emplacadas; um market share de 2,5% em relação ao total de emplacamentos domésticos no mesmo período (1.957.699) e uma frota eletrificada total circulante de 126.504 veículos.


Cabe lembrar que o market share dos eletrificados fechou o ano de 2021 em 1,8%, o que indica que o mercado de eletrificados está avançando, com mais investimentos e apostas neste segmento, tanto por parte das montadoras como pelos consumidores da tecnologia.

BEV

O destaque de 2022 foram os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), que ganharam mercado, totalizando, em conjunto, 18.806 emplacamentos no ano, que representam 0,9% do total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves realizados no país no período.

As projeções da ABVE indicam que em 2023 este percentual deverá aumentar.

Os plug-in (híbridos ou 100% elétricos) são aqueles veículos cuja bateria pode ser recarregada por um eletroposto ou outra fonte externa de energia.

Desde 2019, os veículos leves 100% elétricos (BEV) têm aumentado sua participação no mercado brasileiro. Em 2022, este segmento alcançou a marca de 8.458 unidades emplacadas, o representa um aumento de 197% em relação a 2021 (2.851 unidades).

Se a comparação for realizada com 2020 (801), o crescimento dos BEV é muito maior, atingindo o percentual de 956%.

Esses números indicam que a tecnologia 100% elétrica vem aumentando muito sua participação no mercado e cada vez mais ganhando consumidores ávidos por um transporte não poluente e sustentável.

Também tem crescido exponencialmente a participação dos BEV no total de veículos leves eletrificados comercializados no Brasil.

Em 2020, os veículos 100% elétricos representavam 4% do total de eletrificados (801, sobre 19.745). Em 2021, essa participação pulou para 8% (2.851, sobre 34.990). E em 2022 atingiu a participação recorde de 17% (8.458, sobre 49.245) – mais que o dobro do ano anterior.

BEV-VEÍCULO ELÉTRICO LEVE 100% A BATERIA
EVOLUÇÃO DE VENDAS NO BRASIL (2010-2022)

2010: 10
2011: 8
2012: 22
2013: 39
2014: 61
2015: 61
2016: 132
2017: 137
2018: 176
2019: 538
2020: 801
2021: 2.851
2022: 8.458
TOTAL: 13.294

1- Os BEV em circulação no Brasil (13.294) já correspondem a 10,5% do total da frota eletrificada no país até dezembro de 2022 (126.504 veículos).
2 – Até junho de 2021, o total de BEV sobre a frota eletrificada total do país era de 4,8%.
3 – A participação dos BEV no total de veículos eletrificados comercializados no Brasil mais do que dobrou em 18 meses.
FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Fenabrave

PHEV

Os veículos PHEV (elétricos híbridos plug-in) também se destacaram em 2022, chegando à marca de 10.348 unidades emplacadas no ano, com aumento de 20,4% sobre 2021 (8.595 unidades).

O avanço observado nos PHEV e BEV em 2022 pode associar-se a fatores relacionados à maior oferta de modelos no mercado, mas também ao avanço na infraestrutura de recarga, que, em 2022, ganhou mais robustez e relevância.

De acordo com estimativas de associados do Grupo de Infraestrutura da ABVE, existem atualmente cerca de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos espalhados pelos país, e a tendência para 2023 é que este número cresça ainda mais, podendo chegar a 10 mil até 2025.

MODELOS

Dos 128 modelos de veículos leves eletrificados emplacados no Brasil em 2022, 44,5% são BEV (57 modelos), comercializados por 27 montadoras, e 28% são PHEV (36 modelos), comercializados por 21 montadoras.

Os números indicam que 72,6% dos modelos emplacados no Brasil são veículos elétricos plug-in, seguindo a tendência da Europa e China.

Ao longo de 2022, a Volvo, BMW e CAOA Chery foram as montadoras que mais se destacaram nas vendas dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) no Brasil.

A maior participação foi da Volvo, em virtude tanto da oferta de modelos BEV como de PHEV.

EVOLUÇÃO DO MERCADO DE ELETRIFICADOS (HEV+PHEV+BEV)
NO BRASIL EM 2022

MARKET SHARE DE VENDAS DE ELETRIFICADOS
POR TECNOLOGIA EM 2022

MARKET SHARE DOS ELETRIFICADOS (HEV+PHEV+BEV) EM RELAÇÃO
AOS EMPLACAMENTOS TOTAIS DE VEÍCULOS LEVES NO MERCADO
DOMÉSTICO NO BRASIL – 2022

MARKET SHARE DOS ELETRIFICADOS POR TECNOLOGIA EM RELAÇÃO
AOS EMPLACAMENTOS TOTAIS DE VEÍCULOS LEVES NO MERCADO
DOMÉSTICO NO BRASIL TOTAL: 2,5% EM 2022

COMPARATIVO DE VENDAS DE VEÍCULOS LEVES PLUG-IN
(BEV+PHEV) E HEV – BRASIL/2022

EVOLUÇÃO

Os HEV flex (veículos híbridos não plug-in com motor flex a etanol) continuam com o maior market share de eletrificados leves no Brasil, com uma participação de 48% do mercado desse segmento em 2022.

Apesar de poucos modelos disponíveis, os HEV flex são a tecnologia mais aceita até o momento pelos consumidores de veículos eletrificados no país.

Tal escolha pode ser justificada por serem veículos muito semelhantes aos veículos movidos a combustão interna e não demandarem infraestrutura específica de recarga.

Atualmente, somente a Toyota e a CAOA Chery têm modelos com a tecnologia HEV flex. Esses modelos têm forte presença no mercado e lideram as vendas dos veículos eletrificados.

EV0LUÇÃO DE VENDAS DE LEVES HEV FLEX NO BRASIL EM 2022

Os PHEV apresentaram um excelente crescimento ao longo de 2022 e finalizaram o ano com um market share de 21%, em decorrência da maior oferta de modelos e dos investimentos para ampliação da infraestrutura de recarga no país.

Os PHEV podem ser considerados uma alternativa para os consumidores que ainda não buscam uma alternativa 100% elétrica, como os BEVs, mas desejam adquirir uma tecnologia de baixa emissão de poluente.

EVOLUÇÃO DAS VENDAS DE LEVES PHEV NO BRASIL EM 2022

Os BEV foram um dos destaques do segmento de veículos elétricos, com um market share de 17,2% em 2022 e 61 modelos disponíveis no mercado.

Os BEV apresentaram um grande crescimento na comparação entre 2021 (2.581 unidades emplacadas) e 2022 (8.458). Esse crescimento indica que os BEV têm se tornado uma aposta promissora das montadoras, que a cada ano apresentam novos modelos com essa tecnologia.

VENDAS DE LEVES BEV (100% A BATERIA) NO BRASIL EM 2022

HEV

Já os HEV (veículos elétricos híbridos não plug-in) fecharam o ano de 2022 com um market share de 14%, e ao longo do ano apresentaram crescimento em todos os meses.

No Brasil, atendem esse segmento as seguintes montadoras: Mercedes-Benz, Toyota, Land Rover, Kia, Subaru, Hyundai, CAOA Chery, Lexus, Maserati, GMC, Honda e Ferrari.

VENDA DE LEVES HEV A GASOLINA NO BRASIL EM 2022

COMERCIAIS LEVES

Os comerciais leves elétricos, veículos destinados ao transporte urbano de carga, também apresentaram bom crescimento em 2022.

Esse crescimento pode ser atribuído  a uma necessidade das empresas de realizar suas operações de transporte de modo mais sustentável e menos poluente, atendendo assim aos princípios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), tema amplo e muito debatido durante o ano no ambiente corporativo.

Mas a oferta de modelos de veículos comerciais leves elétricos ainda é pequena. Atualmente, o mercado conta com oito modelos, importados pelas seguintes montadoras: BYD, JAC, Renault, Peugeot, Citroën, Hitech e Ford.

VENDA DE VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES ELÉTRICOS
NO BRASIL EM 2022

RANKING DOS MODELOS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS MAIS VENDIDOS EM 2022
Durante o ano de 2022, as empresas inseriram no mercado novos modelos de veículos eletrificados, o que indica a aposta das montadoras para o segmento no Brasil. As empresas ofereceram 128 modelos, distribuídos entre BEV, PHEV, HEV Flex e HEV.

RANKING DOS MODELOS BEV MAIS VENDIDOS EM 2022

RANKING DOS MODELOS PHEV MAIS VENDIDOS EM 2022

RANKING DOS MODELOS HEV MAIS VENDIDOS EM 2022

RANKING DAS VENDAS DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS POR MONTADORA EM 2022

RANKING DAS VENDAS DE VEÍCULOS BEVS POR MONTADORA EM 2022

RANKING DAS VENDAS DE VEÍCULOS PHEV POR MONTADORA EM 2022

RANKING DAS VENDAS DE VEÍCULOS HEV POR MONTADORA EM 2022

REGIÕES
O mercado de veículos elétricos no Brasil em 2022 concentrou-se mais nas cidades da região Sudeste. Tal característica pode ser justificada pela maior oferta de veículos na região e maior número de pontos de recarga.

Além disso, cidades como São Paulo fornecem incentivos para a consumidores adquirirem este tipo de tecnologia, seja por meio de isenção de impostos, ou por facilidades atribuídas ao uso de veículos menos poluentes ao meio ambiente.

MARKET SHARE DE VENDAS DE ELETRIFICADOS POR REGIÃO DO BRASIL EM 2022

RANKING DE VENDA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NOS ESTADOS BRASILEIROS EM 2022

RANKING DE VENDA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS EM 2022

RANKING DAS CIDADES BRASILEIRAS QUE MAIS EMPLACARAM ELETRIFICADOS EM 2022

SÉRIE HISTÓRICA

FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa.
Veículos eletrificados = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV). Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).

 

 

Emmanuela Jordão
Arthur Kakuta

DA ABVE DATA