Assembleia Geral Ordinária da ABVE elegeu por unanimidade, nesta sexta (25/3) a nova diretoria da entidade para um mandato até abril de 2024, reconduzindo Adalberto Maluf à presidência do Conselho Diretor.

A nova diretoria expressa o crescimento da ABVE nos últimos dois anos, que passou de 42 associados em dezembro de 2019 para 87 no dia da assembleia.

A assembleia foi realizada por videoconferência (plataforma Teams), conforme comunicado de convocação enviado a todos os associados no dia 9 de março, dentro do prazo estatutário.

A principal novidade em relação à diretoria anterior é o aumento sensível de participantes do novo Conselho Diretor, órgão diretivo máximo da ABVE.

O novo Conselho passou de nove integrantes, na gestão anterior, para 23 no mandato que se inicia agora, graças a uma mudança do Estatuto realizada em assembleia anterior, em novembro de 2021.

A mudança permitiu ampliar sem limite o número de integrantes do Conselho Diretor, reforçando a representatividade da ABVE em seu principal órgão diretivo.

Dentre os novos integrantes, representantes de algumas das mais importantes empresas do país ligadas a eletromobilidade.

Por exemplo: Stellantis South America, Great Wall Motor Brasil, Audi Brasil, Siemens do Brasil, Renault Brasil, Pontoon Clean Tech, EZVolt, Tupinambá Energia e Zletric, entre outras.

PRIORIDADES 

A nova diretoria tomou posse durante a assembleia e já definiu suas prioridades para 2022.

São elas:

FRENTE PARLAMENTAR PELA ELETROMOBILIDADE:
Lançamento no Congresso Nacional e organização em bases permanentes com uma secretaria executiva e monitoramento de temas prioritários.

ESTUDOS ABVE:
Contratação de especialistas das principais universidades para elaborar relatórios com análises e informações exclusivas sobre eletromobilidade.

BANCO DE DADOS:
Novos profissionais com formação em estatística para produzir informações primárias sobre o mercado. Núcleo do futuro ABVE Data.

ELEIÇÕES:
Lançamento da nova versão da Carta da Eletromobilidade da ABVE; agenda de reuniões/eventos/debates  com os candidatos a presidente e governador.

POLÍTICA NACIONAL DE ELETROMOBILIDADE:
Elaborar a proposta da ABVE para uma nova estratégia econômica nacional, baseada em energias renováveis e transporte de baixa emissão de poluentes.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Reconduzido por unanimidade à presidência da ABVE por mais um mandato, Adalberto Maluf agradeceu a ampla participação dos associados na AGO.

Ele definiu as linhas básicas de seu plano de trabalho para o novo mandato e voltou a comprometer-se a não se candidatar a um terceiro mandato em 2024.

“O objetivo da ABVE é influir nas políticas públicas para incentivar a eletromobilidade no Brasil. Nossa prioridade este ano é defender amplamente as nossas propostas junto aos candidatos a presidente, governador e Congresso Nacional”.

“A  meta fundamental da ABVE nessa gestão será contribuir para a criação de uma Política Nacional de Eletromobilidade no Brasil, a exemplo da que já existe nos principais países do mundo” – acrescentou.

“A ABVE entende que a eletromobilidade é o eixo de uma estratégia nacional de retomada da competitividade da indústria brasileira no mundo e de geração dos empregos do futuro para as novas gerações de brasileiros”.

A AGO também aprovou o balanço financeiro referente a abril 2020/março 2022 e o plano de comunicação da ABVE no período.

NOVA DIRETORIA

A Chapa Consolidação, liderada por Adalberto Maluf, foi a única a apresentar-se à AGO, após um processo de debate interno que buscou um amplo consenso entre os associados.

Quase todos os integrantes do Conselho anterior (8 de 9) fizeram parte da chapa e foram reconduzidos a um novo mandato.

O registro de chapas tinha se encerrado às 17h30 do dia 23 de março de 2022, dentro do prazo máximo comunicado previamente aos associados.

Este é o novo Conselho Diretor da ABVE, eleito na AGO de 25/3/22:

CHAPA CONSOLIDAÇÃO

CONSELHO DIRETOR

Adalberto Maluf – Presidente do Conselho Diretor
BYD do Brasil.

CONSELHEIROS 

Antonio Calcagnotto – Veículos Leves

Audi do Brasil

Carlos Augusto Serra Roma – Infraestrutura

TB Green

Davi Bertoncello – Infraestrutura

Tupinambá Energia.

Diogo Seixas – Infraestrutura

NeoCharge

Evandro Mendes – Infraestrutura

Electricus

Flamínio Fichmann – Mobilidade Urbana

Projeto 34 Arquitetura e Engenharia

Gustavo Tanure – Infraestrutura

EZVolt

Iêda de Oliveira – Veículos Pesados

Eletra Industrial.

João Irineu Medeiros – Veículos Leves

Stellantis South America

Juliano Mendes – Componentes

Grupo Moura.

Marcelo Teixeira – Veículos Leves

Nissan do Brasil.

Márcio Severine – Infraestrutura

Pontoon Clean Tech.

Marcus Vinicius Aguiar – Veículos Leves

Renault do Brasil.

Nayara Esteves M. Del Bianco – Veículos Levíssimos

MS Eletric.

Paulo Maisonnave – Infraestrutura

Enel X.

Pedro Bentancourt – Veículos Leves

Great Wall Motor Brasil

Pedro Schaan – Infraestrutura

Zletric

Rodrigo Vicentini – Componentes

KeySight Brasil.

Rui Almeida – Veículos Levíssimos

Riba Brasil.

Sergio Jacobsen – Infraestrutura

Siemens do Brasil.

Thiago Sugahara – Veículos Leves

Toyota do Brasil

Valter Luiz Knihs – Componentes

WEG Equipamentos Elétricos.