A Embraer anunciou no dia 8 de maio o seu conceito de táxi voador totalmente elétrico, em parceria com a Uber. O anúncio ocorreu no Uber Elevate Summit, em Los Angeles.

O Embraer eVTOL é um dos projetos do Centro de Negócios Inovadores (Business Innovation Center) da Embraer X, em Melbourne, na Flórida.

A sigla eVTOL significa Electric Vertical Take-off and Landing (veículo elétrico de pouso e decolagem na vertical).

O modelo faz parte dos planos da Uber de realizar os primeiros testes de mobilidade aérea, com piloto a bordo, a partir de 2020 e um serviço de táxi voador regular e autônomo (sem piloto) a partir de 2023.

MOBILIDADE AÉREA

“A mobilidade urbana está prestes a ser transformada e estamos determinados a ter um papel fundamental nesse importante mercado” – declarou o presidente (CEO) da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, um dos participantes da Uber Elevate Summit.

A Uber quer ser pioneira na oferta regular de transporte aéreo urbano sob demada por aplicativo, à semelhança dos serviços de táxi que oferece em vários países.

Los Angeles e Dallas, nos Estados Unidos, e Doha, no Catar, são as cidades que provavelmente iniciarão o Uber Air.

O eVTOL concebido pela Embraer prevê dois conjuntos de quatro hélices em duas hastes horizontais acima da cabine dos passageiros e um rotor semelhante ao de um helicóptero na parte de trás, com todos os motores elétricos.

A Uber pediu aos parceiros um veículo capaz de voar a 600 m de altura, entre 240 km/h e 320 km/h, com pelo menos quatro passageiros.

Também são parceiros do projeto a Bell Helicopter, Aurora Flight Sciences (Boeing), Pipistrel Aircraft e Mooney.

A Embraer X é a divisão de “negócios disruptivos” do grupo aeronáutico sediado em São José dos Campos (SP).

O modelo é apresentado em meio às negociações para uma fusão entre a empresa brasileira e a Boeing americana.

Veja o vídeo do Uber (em inglês):