Deputados federais e senadores de diferentes partidos lançaram, no dia 17 de maio, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletromobilidade Brasileira.

Um dos objetivos será propor medidas para desenvolver o mercado de veículos elétricos no Brasil, segundo o presidente da Frente, deputado federal Marcelo Matos (PSD-RJ).

“Nosso desafio é recolocar a mobilidade sustentável no topo da agenda nacional” – discursou o deputado.

(Íntegra: Discurso Deputado Marcelo Matos).

ABVE

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico apoiou o lançamento, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

“O evento desta manhã sintoniza o Parlamento brasileiro com a agenda mais importante do planeta neste século” disse Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE, em seu discurso.

(Íntegra: Discurso de Ricardo Guggisberg)

Ele pediu apoio à criação de uma Política Nacional de Eletromobilidade semelhante às que existem em vários países da Europa e Ásia.

“É fundamental integrar as iniciativas de apoio à eletromobilidade nas cidades e nos estados às ações propostas pelo Congresso Nacional e pelo Governo Federal” – disse Guggisberg.

Gilberto Kassab discursa ao lado do deputado Marcelo Matos; à esquerda, sentado, Ricardo Guggisberg

A cerimônia teve também a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo (2006-2013).

“Essa é uma iniciativa importante para o país. Quando fui prefeito de São Paulo, criei todas as condições favoráveis à implantação de frotas de carros elétricos”.

Entre essas condições, citou o lançamento de uma frota experimental de táxis elétricos/híbridos, que chegou a ter dez Nissan Leaf em 2012.

PROJETOS

Segundo o deputado Marcelo Matos, há hoje 21 projetos em tramitação no Congresso que se referem à eletromobilidade.

Um deles é o PLS 454/2017, do senador Telmário Mota (PTB-RR), que fixa 2060 como prazo máximo para o banimento dos veículos movidos a combustíveis fósseis no Brasil.

O projeto já está na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O relator é Cristovam Buarque (PPS-DF).

Cerca de 80 parlamentares compareceram ao lançamento da Frente pela Eletromobilidade.

lista de apoiadores inclui os nomes de 185 deputados federais e dez senadores.

Entre eles, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, José Serra (PSDB-SP), ex-governador de São Paulo, e Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República pelo PSL-RJ.

Pela ABVE, também compareceram Adalberto Maluf (BYD), diretor de Veículos Pesados; Danilo Leite (CPFL), vice-presidente de Infraestrutura; Thiago Sugahara (Toyota), vice-presidente de Veículos Leves; e Wagner Setti (WEG), membro do Conselho Diretor.

Veja o vídeo: