O presidente Michel Temer divulgou nesta quinta-feira (5/7) o novo regime automotivo brasileiro, o Rota 2030, e confirmou o esperado corte do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos elétricos e híbridos.
O novo IPI ficará entre 7% a 20%, dependendo do tipo de veículo. Hoje, as alíquotas oscilam entre 25% (elétricos puros) e 13% (híbridos).
Os detalhes do corte, no entanto, serão divulgados só nesta sexta-feira (6/7) com a publicação do decreto presidencial no Diário Oficial da União.
DIÁLOGO
A redução de IPI dos elétricos era uma das principais reivindicações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
“É uma medida essencial para incentivar a eletromobilidade no Brasil, por equiparar os impostos dos veículos elétricos e híbridos aos dos veículos a combustão, mas é um primeiro passo” – diz Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE.
O Rota 2030 foi instituído por medida provisória assinado no final da tarde no Palácio do Planalto, na presença de dirigentes das principais empresas automobilísticas.
Ao mesmo tempo, o presidente assinou um decreto que altera a tabela de incidência do IPI, equiparando as alíquotas dos elétricos e híbridos às dos veículos flex convencionais.
O presidente Michel Temer comemorou o lançamento do programa, depois de mais de um ano de negociações com as principais entidades do setor, entre elas a ABVE.
“Se não fôssemos afeitos ao dialogo talvez não tivéssemos chegado ao momento, que é histórico para o setor automobilístico” – afirmou o presidente.
A expectativa do governo é que, “ao final da vigência do programa, a indústria nacional integre a produção mundial de veículos automotores”, acrescentou o ministro Marcos Jorge, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
METAS
Essas são as principais metas do programa, segundo o MDIC:
–Pesquisa e desenvolvimento: O governo concederá um crédito de até R$ 1,5 bilhão às indústrias para pesquisa tecnológica de seus produtos.
–Contrapartidas: para merecer o crédito, porém, a indústria terá que garantir um investimento mínimo de R$ 5 bilhões em P&D por ano.
–Eficiência energética: meta obrigatória de aumento de 11% na eficiência energética e corte de emissões dos veículos até 2022.
–Etiquetagem: Os veículos comercializados no Brasil receberão etiquetas que informarão ao consumidor a eficiência energética e os equipamentos de segurança instalados.
As montadoras de veículos poderão abater até 10,2% do que investirem em pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Imposto de Renda sobre Pessoas Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
É um patamar bem abaixo dos 20% de abatimento de impostos reivindicado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, que reúne as empresas tradicionais de veículos.
Se as empresas não cumprirem as metas de eficiência e redução de emissões, estarão sujeitas a uma multa equivalente a 2% sobre o faturamento do mês anterior à infração.
O Rota 2030 substitui o Inova Auto, programa criado pela Lei 12.715/2012 e que vigorou de 2013 até 31 de dezembro de 2017.
Segundo o governo, diferentemente do programa anterior, o Rota 2030 não será contestado pela Organização Mundial do Comércio por não diferenciar os incentivos aos veículos produzidos no Brasil e aos importados.
Essa era uma das principais divergências entre o MDIC e o Ministério da Fazenda, que emperraram o anúncio do novo programa desde o final de 2017.
ELEIÇÕES
Depois de mais de seis meses de indefinições (o anúncio era aguardado desde dezembro), o Rota 2030 surge sob pressão da legislação eleitoral.
Depois de 7 de julho (três meses antes da eleição), o governo federal não pode mais anunciar medidas que impliquem transferência de recursos da União, ainda que sob a forma de subsídios ou incentivos fiscais.
Só poderia voltar a fazê-lo depois de 28 de outubro, data do segundo turno das eleições de 2018, o que precipitou o anúncio desta quinta-feira.
LUIZ ROBERTO
5 years agoO consumo de combustível e manutenção do motor era um sangue suga na família dos brasileiros…. agora viagens , fretes , a vida mais barata (AGORA VAI )
O que falta para o carro elétrico deslanchar no Brasil – inova.jor
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