O Instituto de Engenharia e a Associação Brasileira do Veículo Elétrico promovem nos dias 28 e 29 de julho de 2022 um amplo debate sobre um dos temas mais importantes de nosso tempo: a eletromobilidade no Brasil e no mundo.

Durante dois dias, especialistas e lideranças políticas discutirão os efeitos do transporte limpo e sustentável para o futuro da indústria brasileira, a geração de empregos, a qualidade de vida nas grandes cidades e a mitigação das mudanças climáticas globais.

Ao final, no dia 29, os organizadores divulgarão a Carta da Eletromobilidade no Brasil, documento-síntese sobre o tema, que será enviado aos principais candidatos a Presidente da República, Governos Estaduais e Congresso Nacional, nas eleições de outubro.

PROPOSTAS

A Carta da Eletromobilidade conterá um conjunto de propostas para os futuros governantes sintonizarem as políticas públicas no Brasil às estratégias já em curso nos principais países do mundo.

Entre elas, a defesa da eletrificação do transporte público no Brasil (principal fonte de poluição do ar nas grandes cidades), o reforço da legislação ambiental no ambiente urbano e o apoio à conversão das frotas de transporte de carga a diesel aos combustíveis sustentáveis.

O debate mapeará também os casos de sucesso do transporte limpo no Brasil, como o pioneirismo de São Paulo nas frotas de trólebus elétricos na América Latina, há mais de 50 anos, a Lei Municipal 16.802/2018, que tem como meta converter os 14.400 ônibus paulistanos a diesel em veículos de baixa emissão, e as primeiras iniciativas de serviços de táxis com veículos elétricos e híbridos, entre outros.

O evento será realizado na sede do Instituto de Engenharia (Rua Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, São Paulo), com transmissão ao vivo pela internet. Os debates presenciais seguirão os protocolos de saúde pública recomendados pelas autoridades.

Para o presidente do Instituto de Engenharia, Paulo Ferreira, o 1º Debate IE-ABVE será uma oportunidade para apresentar propostas sólidas aos candidatos e qualificar o debate eleitoral.

“A eletromobilidade é a grande fronteira econômica do século 21. É nosso dever, como engenheiros e especialistas em políticas públicas, apresentar nossas propostas para um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social em nosso país” – afirmou.

Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, as políticas de transporte limpo devem ser o eixo de uma nova estratégia nacional pela recuperação da competitividade da indústria brasileira e pela geração dos empregos de qualidade às futuras gerações.

“O Brasil não pode assistir impassível a essa grande revolução tecnológica, que já está mudando a economia e a sociedade dos principais países. Nosso objetivo é apresentar subsídios para uma Política Nacional de Eletromobilidade, a exemplo das que já existem nas maiores economias do planeta”.

O 1º Debate IE-ABVE sobre Eletromobilidade é o resultado do acordo assinado pelas duas entidades para promover a discussão sobre as rotas de desenvolvimento econômico, social e tecnológico que desafiam as lideranças políticas e empresariais, num momento crítico da vida nacional.

CENÁRIO

A eletromobilidade já é uma realidade. Em 2021, 6,6 milhões de veículos elétricos foram comercializados no mundo, ou 9% das vendas globais de veículos. O crescimento foi de 109% sobre das vendas de VEs de 2020.

Hoje, 10 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos circulam em todo o mundo, além de 600 mil ônibus elétricos.

Os grandes eventos recentes, como a Covid-19 e, agora, a guerra na Ucrânia, com seus efeitos imediatos sobre os preços dos combustíveis fósseis, ressaltam dramaticamente a urgência de instalar a eletromobilidade no topo da agenda global e nacional.

 

1º DEBATE IE/ABVE SOBRE ELETROMOBILIDADE
DATA:
28 e 29 de julho de 2022, a partir de 8h30.
LOCAL: Instituto de Engenharia.
Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, São Paulo.