+ 55 11 5041 9426

MENSAGEM DO PRESIDENTE

2016 foi um ano intenso para a Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Importantes atividades foram realizadas neste ano, que resultaram em ações concretas e que estão trazendo um grande incentivo ao uso dos Veículos Híbridos e Elétricos no Brasil.

Na esfera política, estivemos presentes no Senado Federal, na discussão sobre a PLC 65/2014, que institui a obrigatoriedade de instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em vias públicas e em ambientes residenciais e comerciais. Também participamos da Consulta Pública Aneel, sobre a necessidade da normatização dos plugues dos carregadores para Veículos Elétricos.  Além disso, a ABVE participou do questionamento do Ministério Público sobre a licitação de frotas de ônibus na cidade de São Paulo e palestrou na Câmara dos Deputados no evento Prós Sustentável.

Além dessas articulações, a ABVE deu início a dois grandes projetos: a Zona MUV (Mobilidade

Urbana Verde) e o PMD (Plano Mínimo de Desenvolvimento), projetos que trarão um grande impulso ao mercado brasileiro de Veículos Híbridos e Elétricos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Ricardo Guggisberg

                                                                                                                                             Presidente Executivo

 

Instituições Parceiras para o Desenvolvimento do Mercado de VE’s no Brasil

 

Acordo de cooperação entre a Caixa Econômica Federal e a ABVE para a criação de uma solução para financiamento de veículos híbridos e elétricos. Iniciado em 2015.

 

Iniciado em 2015, intermediação para a instalação do 1º eletroposto em rodovias do Brasil, em conjunto com a CPFL e a Rede Graal.

 

Acordo de cooperação com o Cerne, com o objetivo de identificar e executar trabalhos conjuntos relacionados com a defesa e promoção da indústria de veículos elétricos.

 

Acordo de cooperação com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) para desenvolver pesquisas relacionadas à promoção da Mobilidade Sustentável.

 

Participação no Projeto do Sistema de Mobilidade de Baixo Carbono de Minas Gerais – em que a ABVE é a ponte que viabiliza a presença das empresas associadas no projeto.

 

 

Liderança em Projetos de Desenvolvimento do Mercado de VEs

 

– Entrada no Ministério Público sobre a licitação de frotas de ônibus. Inobservância do artigo 50 da lei 14.933/2009 pela Prefeitura Municipal de São Paulo na licitação para aquisição de novos ônibus – utilização de combustível renovável não-fóssil por todos os ônibus do sistema de transporte público do Município.

 

– Palestra feita pelo Presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg, na Câmara dos Deputados no evento Prós Sustentável promovido pelo partido PROS. A palestra falou sobre a importância dos veículos elétricos em nossa sociedade para promover um melhor bem estar e qualidade de vida.

 

– Audiência Pública no Senado sobre a PLC nº 65, de 2014 que aborda a obrigatoriedade de instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em vias públicas e em ambientes residenciais e comerciais. A audiência abordou também questões ambientais e a importância do incentivo aos veículos elétricos no Brasil.

 

Consulta pública com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) Avaliação da necessidade de regulamentação dos aspectos relativos ao fornecimento de energia elétrica a veículos elétricos.

 

Liderança na Criação e Implantação das MUVs:

Áreas de Mobilidade Urbana Verde

 

A ABVE está estudando – juntamente com lideranças internacionais de renome nos estudos das Mudanças Climáticas – as possibilidades para a proposição de Políticas Públicas que estimulem a criação de MUVs nas 38 maiores cidades do Brasil. O projeto foi apresentado no Congresso do  12º Salão Latino Americano do Veículo Elétrico.

As MUVs são áreas centrais demarcadas, onde há a liberação para a circulação apenas de Veículos Híbridos e Elétricos. Esse tipo de delimitação do espaço urbano para modos de transportes não poluentes é uma realidade nas maiores e mais importantes cidades do mundo, e a ABVE está trabalhando para introduzir este conceito no Brasil.

 

Liderança na Criação do Plano Mínimo de Desenvolvimento – PMD

O projeto visa agregar as concessionárias de energia para a instalação de eletropostos para recarga de veículos elétricos na região em que atuam, diversificando assim a área de atuação das concessionárias e garantindo o crescimento da malha de infraestrutura de recarga para veículos elétricos por todo o território nacional.

Com essa iniciativa, a ABVE poderá obter maiores incentivos governamentais para os veículos elétricos, estimulando assim, ainda mais o desenvolvimento deste mercado no Brasil

 

Participação na Conquista de Incentivos aos VEs

Resolução da CAMEX, que reduziu o imposto de importação para carros híbridos, de 35% para alíquota máxima de 7%

Isenção dos veículos elétricos e híbridos do rodízio municipal e da parceria municipal do IPVA na cidade de São Paulo

 

Ação com a Imprensa

O presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg, cedeu uma coletiva de imprensa, em Agosto de 2016, sobre o panorama de desenvolvimento do mercado de veículos híbridos e elétricos no Brasil. A coletiva teve a missão de promover a ampla utilização de veículos elétricos no país, para tornar o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, em benefício do bem-estar da população, do meio ambiente e do conjunto dos seus associados.

Os objetivos propostos foram desenvolver programas para promover o desenvolvimento, a demonstração e a comercialização de VHEs, promover e participar de programas de estudos e pesquisa na área de tecnologia veicular híbrida e elétrica, inclusive desenvolvimento de padrões e atuar junto às autoridades e outras entidades, visando a tomada de decisões que incentivem o desenvolvimento e o uso da tecnologia veicular elétrica e o transporte limpo.

 

Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico

No dia 27 de agosto de 2016, a ABVE promoveu o Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico que percorreu da Praça Amadeu Amaral na Rua Treze de maio, no bairro da Bela Vista, até a Praça Charles Miller, passando pela Av. Paulista. O percurso foi feito e mais ou menos 1 hora e tinha o intuito de mostrar a importância da mobilidade híbrida e elétrica em prol sustentabilidade. A carreata mobilizou diversas empresas interessadas a causa como Toyota,

Volkswagen, BYD, Renault, entre outras.

 

 

 

Conferência no 12º VE – Emissões de Carbono e o Ecossistema da Mobilidade Elétrica: Cenários, Impactos e Soluções

A ABVE promoveu e organizou a grade do congresso para o 12º Salão Latino Americano de Veículos Elétricos.

Palestrantes:

Ricardo Guggisberg – Presidente da ABVE

Guilherme Wehb Syrkis – Acessor Especial do Gabinete do Ministro de Minas e Energia

Marcio Massakit Kubo – Coordenador P&D – Projetos VE Itaipú

Anderson Suzuki – Gerente Geral de Comunicação – Toyota

Vinicius Coelho – Tecnical Sales Support – AVL/BR

Luan Santos – Conselho Empresarial Brasileiro para o desenvolvimento sustentável – CEBDS

Luiz Rolim – CPqD

Nelson Leite – ABRADEE

Jean-Paul Prates – Cerne

Rodrigo Reis – Radar PPP

Jilmar Tatto – Secretátio de Transportes

Ciro Biderman – Diretor de Inovação

Marcos Bicalho – NTU

 

1º EEE Encontro de Empreendedores da Eletromobilidade

Também promovemos o 1º EEE que ocorreu na sala de Conferência do 12º Salão Latino Americano de Veículos Elétricos. O evento trouxe profissionais da eletromobilidade para palestrar e debater os assuntos propostos.

Painel I

“Política Pública para Veículos Elétricos – Mundo e Brasil (LATAM)”

 

Profª Drª Flavia Consoni               Unicamp (DPCT)

Jens Gierrsdorf                                GIZ

Sérgio Schmidt                                 BNDES

Hugo Lamin                      ANEEL

Painel II

“Formação e Competências no Ensino e Pesquisa para Desenvolvimento dos VE’s no Brasil – Painel Multidisciplinar”

 

Wanderley Marinho                      USP – FGV -SAE Brasil

Diego Conti                                       HIRIA

Lincoln Paiva                                     Diretor Green Mobility

Painel III

“Linhas de crédito para projetos em eletromobilidade“

Margarete Gandini                        MICES

Sergio Schmitt                                  BNDES

Hugo Lamin                                       ANEEL

Dr. Sérgio Queiroz                          FAPESP

Profº Drº Ailton Conceição          FEA USP/FIA

 

Para obter o relatório em PDF ABVE relatório 2016