RELATÓRIO ATIVIDADES – ABVE 2015
2015 – um ano de muitas conquistas para a ABVE
O ano de 2015 marcou positivamente a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, pois a associação promoveu a união de forças dos principais players do mercado de mobilidade elétrica brasileiros, o que resultou em importantes conquistas, entre elas a Resolução nº 97 da CAMEX, que reduziu o imposto de importação para carros híbridos, de 35% para alíquota máxima de 7% e a isenção dos veículos elétricos e híbridos do rodízio municipal e da parcela municipal do IPVA na cidade de São Paulo.
A ABVE e sua direção irão continuar trabalhando em 2016 para garantir o desenvolvimento e ampliação do mercado de veículos elétricos no Brasil, o que trará incontáveis ganhos ambientais e econômicos a todo o país.
O Crescimento da Entidade em 2015
Durante 2015, algumas atividades foram fundamentais para fortalecer a imagem da associação e ampliar a sua representatividade no mercado de VEs do Brasil:
– Workshop da Diretoria: Conhecimento das oportunidades e desafios do mercado de VEs no Brasil.
– Transferência do JURÍDICO para São Paulo.
– Desenvolvimento do novo site da ABVE, mais dinâmico e moderno.
– Nova sede da entidade, próxima ao aeroporto de Congonhas, o que garante mais conveniência aos diretores que estão fora de São Paulo.
Instituições Parceiras para o Desenvolvimento do Mercado de VE’s no Brasil
– Acordo de cooperação entre a Caixa Econômica Federal e a ABVE para a criação de uma solução para financiamento de veículos híbridos e elétricos.
– Intermediação para a instalação do 1º eletroposto em rodovias do Brasil, em conjunto com a CPFL e a Rede Graal.
– Acordo de cooperação com o Cerne, com o objetivo de identificar e executar trabalhos conjuntos relacionados com a defesa e promoção da indústria de Veículos Elétricos.
– Acordo de cooperação com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) para desenvolver pesquisas relacionadas à promoção da Mobilidade Sustentável.
– Participação no Projeto do Sistema de Mobilidade de Baixo Carbono de Minas Gerais – em que ABVE é a ponte que viabiliza a presença das empresas associadas no projeto, que também conta com a participação de:
Liderança em projetos de desenvolvimento do mercado de VEs
– Entrada no Ministério Público sobre a licitação de frotas de ônibus. Inobservância do artigo 50 da lei 14.933/2009 pela Prefeitura Municipal de São Paulo na licitação para aquisição de novos ônibus – utilização de combustível renovável não-fóssil por todos os ônibus do sistema de transporte público do Município.
– Palestra feita pelo Presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg, na Câmara dos Deputados no evento Prós Sustentável promovido pelo partido PROS. A palestra falou sobre a importância dos veículos elétricos em nossa sociedade para promover um melhor bem estar e qualidade de vida.
– Audiência Pública no Senado sobre a PLC nº 65, de 2014 que aborda a obrigatoriedade de instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em vias públicas e em ambientes residenciais e comerciais. A audiência abordou também questões ambientais e a importância do incentivo aos veículos elétricos no Brasil.
– Consulta pública com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) Avaliação da necessidade de regulamentação dos aspectos relativos ao fornecimento de energia elétrica a veículos elétricos
Participação na conquista de incentivos aos VEs
– Resolução nº 97 da CAMEX, que reduziu o imposto de importação para carros híbridos, de 35% para alíquota máxima de 7%
– Isenção dos veículos elétricos e híbridos do rodízio municipal e da parcela municipal do IPVA na cidade de São Paulo.
Para obter o relatório em PDF: relatorio_anual_ABVE_2015