A Associação Brasileira do Veículo Elétrico e a Secretaria de Transportes de São Paulo promovem no dia 14 de março um seminário sobre eletromobilidade.

A lotação está quase esgotada, mas ainda há convites disponíveis. Os interessados devem entrar em contato com a ABVE (11-5041-9426, ou pelo e-mail financeiro@abve.org.br).

Eletroposto em shopping de Campinas: São Paulo pode dar o exemplo

Participarão dirigentes de importantes empresas do mercado de veículos elétricos do Brasil, como BMW, Eletra, BYD e Moura, além do secretário de Transportes Sergio Avelleda (ver programação abaixo).

O seminário será no MobiLab, o Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo (Rua Boa Vista, 136, Centro), das 8h às 14h.

MARCO LEGAL

O debate avaliará o impacto para a cidade e o país de duas recentes mudanças legais: a nova lei ambiental paulistana e o edital sobre a frota municipal de ônibus.

As duas iniciativas abrem caminho para a troca dos 14.400 ônibus a diesel por veículos elétricos e híbridos, e deverão incluir também as frotas dos prestadores de serviços à Prefeitura.

O edital com as regras da licitação que renovará os futuros contratos do sistema de transporte público foi divulgado no dia 20 de dezembro pela Secretaria Municipal de Transportes.

A nova lei ambiental foi aprovada pela Câmara Municipal em dezembro e sancionada em janeiro pelo prefeito João Doria (Lei 16.802, de 17/01/18).

As ousadas metas de redução de poluentes previstas na lei e no edital colocam a cidade de São Paulo na liderança da mobilidade renovável no Brasil e na América Latina.

PROGRAMAÇÃO

Eletromobilidade em São Paulo e no Brasil: Cenários, Desafios, Próximos Passos. 

-8h- Abertura

-8h30- Situação da Eletromobilidade no Mundo e no Brasil

Juliano de Souza Mendes (ABVE/Moura).

-8h50- A Experiência Internacional

Adalberto Maluf (ABVE/BYD).

-9h10- Transporte Sustentável em São Paulo

Sergio Avelleda (Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo) e Iêda de Oliveira (ABVE/Eletra).

-9h30- A Infraestrutura Necessária: O Que Deve ser Feito

Ricardo Guggisberg (ABVE), Danilo Leite (CPFL) e Edgar Escobar (Abravei).

-10h- Intervalo

-10h15- Análise Comparada de Marcos Regulatórios em Grandes Metrópoles          

Coordenadores: Carolina Cominotti (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo) e Ricardo Guggisberg (ABVE).

-Das 11h às 12h-Workshop

Data:
14 de março de 2018 (quarta-feira).
Local:
Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo- MobiLab. Rua Boa Vista, 136, Centro, São Paulo.