A tendência mundial no aumento do uso de bicicletas elétricas tem colocado este modo em evidência também no Brasil. Para estimular a discussão acerca do uso das bicicletas elétricas, o Ministério das Cidades, por meio da Gerência de Planejamento / SeMOB, promove o evento Bicicletas elétricas: tecnologias, políticas e cenários futuros. Além de palestras e debates, espera-se criar e fortalecer uma rede de contatos e integrar os diversos atores envolvidos, facilitando a inserção dessa tecnologia nas cidades brasileiras.

O seminário acontece no dia 11/12, no Auditório do Ministério das Cidades. Ed. Telemundi II, Quadra 1, Bloco H, Setor de Autarquias Sul, Brasília.

As inscrições terminam hoje (7/12), e podem ser feitas na página do evento.

Programação:

9h-9h20 – ABERTURA

9h20-10h40 – BLOCO 1 – A Tecnologia das Bicicletas Elétricas

Para iniciar o evento, é necessário compreender e debater o contexto das bicicletas elétricas no mundo e no Brasil, além de apresentar as tecnologias e produtos disponíveis, seus desafios e potenciais impactos negativos e positivos.

» Palestra – Bicicletas Elétricas no contexto global e brasileiro

» Painel – Desafios e Impactos das Bicicletas Elétricas

10h40-11h – INTERVALO

11h-12h15 – BLOCO 2 – Políticas e planejamento para as novas tecnologias

Para receber estas novas tecnologias e formas de mobilidade, será necessário discutir as políticas públicas vigentes e necessárias para isso, bem como integrá-las aos instrumentos de planejamento, em especial os Planos de Mobilidade Urbana e o Programa Bicicleta Brasil.

12h15-13h30 – ALMOÇO

13h30-15h – BLOCO 3 – Casos demonstrativos

Após compreender as soluções tecnológicas e as políticas necessárias para receber as bicicletas elétricas, é importante conhecer quem já está fazendo com experiências e aprendizados da prática.

» Boas práticas e exemplos de municípios e empresas

» Experiências e Aprendizados

15h-16h – BLOCO 4 – Cenários futuros

Como encerramento, é necessário visualizar os cenários que temos com as bicicletas elétricas, onde conseguimos chegar, qual o seu papel nas cidades e quais entraves teremos que superar.

16h-17h – Exposição de produtos e serviços